Ao escolher o piso ideal que se adeque à decoração, estilo de vida, usabilidade do ambiente, dentre tantos outros fatores que envolvam a decisão, é um misto de euforia pelo novo, se vai combinar com o projeto, se a cor ou padrão de estampas e detalhes são muito carregados ao ponto de causar estranheza num futuro próximo e, por vezes, não damos atenção aos cuidados com a limpeza que deveríamos dispensar para manter a aparência do material durante a vida útil indicada pelo fabricante.
E, ainda mais, deixamos de levar em conta uma dica que vez ou outra gostamos de reforçar que é considerar a usabilidade do ambiente e nesta oportunidade acrescentamos o fator estilo de vida, pois, ele influenciará no tempo e carinho dedicado ao se preocupar não só com a limpeza corriqueira, mas também com a de preservação e manutenção.
Primeiramente vamos dividir os tipos de pisos em grupos onde é possível identificar com clareza os cuidados começando pela simplicidade e depois citando dicas que prolongam a aparência e eficiência do aspecto decorativo espero no momento da escolha.
Cada tipo de piso é mais recomendado ou não indicado para determinado ambiente, mas como sempre dizemos a usabilidade do ambiente e o estilo de vida influencia ao decidir mesmo que contrariando sugestões lógicas e obvias encontradas em informações disponibilizadas pelos fabricantes. Por exemplo, o piso vinílico para cozinha que, teoricamente, poderia sofrer descolamento das réguas por poder sofrer com a alta umidade com lavagens constantes (apesar de a indústria já ter disponibilizado no mercado soluções até mesmo para instalação em banheiros). Mas a pergunta que o profissional especializado que lida direto com o cliente final (você) faz é como é a sua rotina, como aquele ambiente está integrado com o resto da casa, vai influenciar na maneira como irá fazer a higienização?
Iniciamos por este exemplo mais prático neste local e com o piso vinílico, pois ele engloba de forma genérica a maneira mais indicada de lidar com a grande maioria dos pisos – vassoura de cerdas macias, aspirador de pó apenas como sugestão, pano úmido (apenas úmido) com sabão ou detergente (neutro) diluído e outro pano para a secagem logo em seguida. E por que o piso vinílico na cozinha como exemplo? Escolhemos esta situação por se tratar de um piso que realmente sua higienização até mesmo com manchas de graxa é feita até apenas com um item dos citados anteriormente, pano úmido.
Ótimo, outros pisos se enquadram nesta categoria e são eles o piso laminado, pisos de madeira natural e o porcelanato líquido. Estes mais do que serem indicados apenas os itens acima citados a orientação é que não se use mais nada correndo o risco de danificar o acabamento do material. Inclusive, descartando o porcelanato liquido, os outros pisos não têm necessidade e nem podem sofrer com grande incidência de água. No caso dos de madeira, natural ou não, até mesmo a cera não é indicada como, por exemplo, o piso laminado já vem de fábrica com um acabamento com o aspecto de enceramento e o fato de aplicar este produto poderia acumular resíduos e manchar. Vale lembrar que todos esses não acumulam com facilidade a poeira e outros resíduos e por isso a facilidade na limpeza.
Noutro grupo estão os que suportam e pedem lavagens mais pesadas com água, abrasivos, desinfetantes e produtos direcionados para o tipo de piso e são as cerâmicas, pisos hidráulicos, porcelanatos e as pedras lisas e porosas, sendo que para este último a primeira versão se enquadraria no outro grupo não fosse o fato de suportar umidade já a segunda deve-se tomar cuidado com produtos muito concentrados e a utilização de saponáceos em pó para desincrustar resíduos. Para as cerâmicas e pisos hidráulicos esta mesma substância, só que na versão pastosa, deverá ser aplicada para remover a película de resíduos que é formada com o tempo, inclusive, nos rejuntes. Os porcelanatos, acetinados e polidos, os produtos específicos e não abrasivos são os mais indicados.
E, por fim, como salientamos alguns pisos pedem certo carinho e atenção na sua manutenção. Os de madeira maciça como já citado aqui no blog devem ser submetidos ao processo de raspagem da impermeabilização (seladora, verniz) de tempos em tempos e as pedras porosas limpeza especializada por profissionais ou outros produtos direcionados e aplicados por qualquer pessoa.